Aconteceu na cidade de Botucatu o encontro anual do 4º Distrito da área Sudeste 3, do Conselho Regional da Ordem Franciscana Secular do Brasil, estando presentes fraternidades das cidades de Itu, Itapetininga, Botucatu, Itapeva, Conchas, Itaporanga, Porangaba, Sorocaba e Porto Feliz. Itatinga não pode se fazer presente.
Sr Luís ministro da Fraternidade de Botucatu
Este ano de 2010, a Fraternidade de Botucatu Nossa Senhora de Lourdes, acolheu o evento distrital, com o tema "Vocação: cultivar e cuidar", com presenças de Denise Aparecida Marum Gusmão, ofs representando a ministra regional Maria Bernadete N.A.Mesquita, ofs e teve também a Santa Missa presidida pelo Frei Constantino assistente espiritual da Fraternidade de Botucatu, no encontro esteve presente o Frei João Castilho que já foi assistente espiritual do conselho regional. Esteve presente, representando o Conselho Nacional da OFS, Edivaldo Rogério de Oliveira, tesoureiro nacional.
Entrada de São Francisco, cantando e tocado
Músicos que animaram o encontro
Denise leu a mensagem de Maria Bernadete para todos os mais de 270 irmãos presentes, por motivos pessoais Maria Bernadete não pode participar mas em sua carta desejou sinceros votos de benção e Paz!
No encontro Além de dinâmicas, músicas, durante o evento, encontrou-se lindos testemunhos vivos, de pessoas que a 50, 57, 60, até 65 anos que vivem sua vocação franciscana sem desistir.
Mara Faustino, ofs - palestrante do dia
Na palestra do dia Mara Aparecida Faustino, ofs, da cidade Porto Feliz palestrou com uso de dinâmicas e uma profunda reflexão sobre a vocação do franciscano secular: em suas palavras Mara Faustino reforçou a necessidade da mensagem de Cristo ganhar as ruas "São Francisco não era de salão paroquial e sacritias, ele era peregrino, sempre estava no meio do povo levando a mesagem de Cristo! Para o Franciscano Secular é importante nunca perder alegria, mesmo diante das piores dificuldades pois SF é o santo da Alegria, por isto devemos retomar nossa vocação, buscando como tudo começou na alegria, no amor e no serviço. Outra mensagem que foi transmitida com ênfase é quanto a animação das reuniões gerais Mara orientou para que as fraternidade sempre criarem um ambiente bem preparado para o encontro fraterno entre os irmãos, sempre registrando em texto e fotos o que as fraternidades estão fazendo nas reuniões e em atividades na paróquia, no encontros etc. Citando como exemplo, através de slides no data show, mostrou as principais atividades da futura fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe da cidade de Porto Feliz, mostrando que el são feitas nas ruas, envolvendo sempre a comunidade: folia de Reis, Semana pela Paz, café da manhã no domingo da ressurreição da Semana Santa, Ceia de Natal na rua, serenatas, manhã franciscana, etc.Frei Constantino
Santa Missa, presidida pelo Frei Constantino, ofm, assistente espiritual da fraternidade Nossa Senhora de Lourdes de Botucatu, em sua homilia ele abordou sobre a vocação que cada um recebeu, e convidou a todos a fazerem uma reflexão para avaliarmos sobre oque estamos fazendo com ela, dela. Retomar a amor inicial, a alegria e ao entusiasmo ao se por a serviço e sempre convidar mais irmãos, levando sempre as ruas a mensagem de São Francisco para o seguimento de Cristo. No encontro Além de dinâmicas, músicas, durante o evento, encontrou-se lindos testemunhos vivos, de pessoas que a 50, 57, 60, até 65 anos que vivem sua vocação franciscana sem desistir.
Silvana ministra da futura fraternidade São Maximiliano Kolbe de Porto Feliz
Fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe A cidade de Porto Feliz, acolhe a mais nova fraternidade ofs, tudo começou com um grupo de espiritualidade, denominado Movimento de Assis, onde pessoas devotas de São Francisco se reuniam semanalmente (é assim até dia de hoje), entre músicas, conversas descontraídas, também tinha muita oração, atividades, cantos e participação as Missas, além de estudos sobre a vida de São Francisco e Santa , atualmente os irmãos já passaram por rito de admissão e estão em formação.
Este encontro terminou com gostinho de quero mais, agora é so fazer lição de casa nas fraternidades e seguir até ano que vem!
Felipe Miranda
Este encontro terminou com gostinho de quero mais, agora é so fazer lição de casa nas fraternidades e seguir até ano que vem!
Felipe Miranda
Porto Feliz/SP 4º distrito Região Sudeste III
OFS do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário