segunda-feira, 5 de julho de 2010

Como foi o encontro 4º DIstrito do Sudeste III da OFS do BRASIL

Aconteceu na cidade de Botucatu o encontro anual do 4º Distrito da área Sudeste 3, do Conselho Regional da Ordem Franciscana Secular do Brasil, estando presentes fraternidades das cidades de Itu, Itapetininga, Botucatu, Itapeva, Conchas, Itaporanga, Porangaba, Sorocaba e Porto Feliz. Itatinga não pode se fazer presente.



Sr Luís ministro da Fraternidade de Botucatu



Este ano de 2010, a Fraternidade de Botucatu Nossa Senhora de Lourdes, acolheu o evento distrital, com o tema "Vocação: cultivar e cuidar", com presenças de Denise Aparecida Marum Gusmão, ofs representando a ministra regional Maria Bernadete N.A.Mesquita, ofs e teve também a  Santa Missa presidida pelo Frei Constantino assistente espiritual da Fraternidade de Botucatu, no encontro esteve presente o Frei João Castilho que já foi assistente espiritual do conselho regional. Esteve presente, representando o Conselho Nacional da OFS,  Edivaldo Rogério de Oliveira, tesoureiro nacional.


















Entrada de São Francisco, cantando e tocado

Músicos que animaram o encontro











Denise leu a mensagem de Maria Bernadete para todos os mais de 270 irmãos presentes, por motivos pessoais Maria Bernadete não pode participar mas em sua carta desejou sinceros votos de benção e Paz!


Mara Faustino, ofs - palestrante do dia
Na palestra do dia Mara Aparecida Faustino, ofs,  da cidade Porto Feliz palestrou com uso de dinâmicas e uma profunda reflexão sobre a vocação do franciscano secular: em suas palavras Mara Faustino reforçou a necessidade da mensagem de Cristo ganhar as ruas "São Francisco não era de salão paroquial e sacritias, ele era peregrino, sempre estava no meio do povo levando a mesagem de Cristo! Para o Franciscano Secular é importante nunca perder alegria, mesmo diante das piores dificuldades pois SF é o santo da Alegria, por isto devemos retomar nossa vocação, buscando como tudo começou na alegria, no amor e no serviço. Outra mensagem que foi transmitida com ênfase é quanto a animação das reuniões gerais  Mara orientou para que as fraternidade sempre criarem um ambiente bem preparado para o encontro fraterno entre os irmãos, sempre registrando em texto e fotos o que as fraternidades estão fazendo nas reuniões e em atividades na paróquia, no encontros etc. Citando como exemplo, através de slides no data show, mostrou as principais atividades da futura fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe da cidade de Porto Feliz, mostrando que el são feitas nas ruas, envolvendo sempre a comunidade: folia de Reis, Semana pela Paz, café da manhã no domingo da ressurreição da Semana Santa, Ceia de Natal na rua, serenatas, manhã franciscana, etc.

Frei Constantino
Santa Missa, presidida pelo Frei Constantino, ofm, assistente espiritual da fraternidade Nossa Senhora de Lourdes de Botucatu, em sua homilia ele abordou sobre a vocação que cada um recebeu, e convidou a todos a fazerem uma reflexão para avaliarmos sobre oque estamos fazendo com ela, dela. Retomar a amor inicial, a alegria e ao entusiasmo ao se por a serviço e sempre convidar mais irmãos, levando sempre as ruas a mensagem de São Francisco para o seguimento de Cristo.

No encontro Além de dinâmicas, músicas, durante o evento, encontrou-se lindos testemunhos vivos, de pessoas que a 50, 57, 60, até 65 anos que vivem sua vocação franciscana sem desistir.
 Silvana ministra da futura fraternidade São Maximiliano Kolbe de Porto Feliz
A cidade de Porto Feliz, acolhe a mais nova fraternidade ofs, tudo começou com um grupo de espiritualidade, denominado Movimento de Assis, onde pessoas devotas de São Francisco se reuniam semanalmente (é assim até dia de hoje), entre músicas, conversas descontraídas, também tinha muita oração, atividades, cantos e participação as Missas, além de estudos sobre a vida de São Francisco e Santa , atualmente os irmãos já passaram por rito de admissão e estão em formação.


Este encontro terminou com gostinho de quero mais, agora é so fazer lição de casa nas fraternidades e seguir até ano que vem!




Felipe Miranda
Fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe
Porto  Feliz/SP  4º  distrito   Região Sudeste  III
OFS do Brasil 

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Convocação Capítulo Geral 2011 - Português







Circ. 16/08-14
Prot. N. 2201/10

Roma, 6 de junho de 2010
Solenidade de Corpus Christi

«"Minha carne é verdadeira comida,
E meu sangue verdadeira bebida;
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele. »
(Jo 6, 56-57)

Aos Conselhos Nacionais da OFS e JUFRA
Aos Conselheiros Internacionais OFS e JUFRA

Queridos irmãos e irmãs:
O Senhor vos dê a paz!

Hoje, que celebramos a doação de Jesus na última Ceia, o dia da Eucaristia em si mesma, ocasião para crer, amar e adorar, mas também para conhecer melhor a riqueza deste mistério de Jesus que se faz pão vivo para cada um e para o perdão do pecado, pareceu-me um lindo dia para anunciar a celebração do “XIII Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular”.

Terá lugar no Brasil, na cidade de São Paulo, nos dias 22 a 29 de outubro de 2011, no Centro Pastoral Santa Fé. A Presidência do CIOFS, entre as propostas recebidas, elegeu esta, já que será a primeira vez que um Capítulo Geral se celebra na América do Sul, onde a OFS representa mais de uma terça parte de nossa Ordem e a JUFRA também tem uma considerável consistência. Espero que todos gostem da idéia de compartilhar a vida com nossos irmãos e irmãs deste belo e sofrido Continente.

De maneira orientativa, lhes informo que o tema central do Capítulo será: “Evangelizados para evangelizar”, com uma introdução geral sobre o tema e os seguintes sub-temas:

- Vocação específica para uma missão particular.

- Construtores de um mundo fraterno e evangélico. (Instrumentos de paz e reconciliação).

Mais adiante poderemos oferecer-lhes informações mais concretas, já que o tema do Capítulo será tratado em profundidade na próxima reunião da Presidência.

Quero adiantar-lhes que no próximo ano a formação permanente oferecida na Página Web estará dedicada ao argumento do Capítulo, para que toda a Ordem se prepare e sensibilize adequadamente para aprofundá-lo e para que suas orientações sejam recebidas com responsabilidade e decisão de aplicá-las a fundo.

Desde este momento os convido a tomar as medidas necessárias para participar no Capítulo, ao qual serão formalmente convocados os Conselheiros Internacionais da OFS e da JUFRA. Consideraremos a presença de algumas das Fraternidades Nacionais Emergentes, que ainda não tenham participado num Capítulo Geral.

Também não é demais recordar que, à norma do art. 4.2 do Estatuto FIOFS, as Fraternidades Nacionais Emergentes podem constituir um grupo de países próximos, com características sociais, culturais e religiosas similares, que lhes permita participar com um Conselheiro Internacional próprio, com todos os direitos.

Estejam atentos às comunicações que estarão chegando com informações concretas para a melhor organização do Capítulo. Rogo, a alguns, que sejam criativos para começar já a organizar eventos e atividades que permitam angariar fundos para a participação de cada Fraternidade Nacional neste evento de vida, responsabilidade compartilhada e de fraternidade para nossa Ordem e, a outros, que sejam caridosos para contribuir, como o jovem do Evangelho, os pães e os peixes que, com o milagre do amor, saciem a fome de participar no Capítulo das Fraternidades com mais carências econômicas.

Que Jesus - Eucaristia, seja a razão de nossa vida e suscite em nós o desejo de ser evangelizados para tornar possível nossa missão evangelizadora.

Vossa irmã,
Encarnación del Pozo
Ministra Geral OFS