sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Experiência de Assis/2009


O grupo da Experiência Assis 2009, reuniu-se em São Paulo para a primeira etapa da Experiência.

São 37 participantes sob a Coordenação de Frei Marco António dos Santos, OFM, Irmã Zioldé Caldas, Franciscana Bernardina e Maria Bernadette Nabuco Mesquita, OFS.

No dia 29 eles partirão para a Itália, para encontrarem-se com Francisco e Clara e com eles realizarem a experiência de Deus.

Serão 30 dias de estudos, reflexões, vivência e celebrações, nos locais onde nasceram, cresceram, viveram sua vocação e morreram nossos fundadores.

Que o Espírito do Senhor os conduza nesse projeto maravilhoso e os traga de volta revigorados e prontos para recomeçar a missão com o espírito renovado.
(para aumentar a foto basta clicar na imagem)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Entrevista com o novo ministro nacional da OFS

O jornalista Wilson Firmo, que é franciscano secular, fez uma matéria para o jornal Tribuna Popular, da cidade de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, sobre a eleição do Ministro Nacional da OFS.

Abaixo o link para a interessante matéria, com direito a ouvir o áudio de uma curta entrevista com o novo ministro. Parabéns ao Wilson pela iniciativa e parabéns e força ao Antonio Benedito, nosso novo ministro, que é do Pará.

http://tribunapopular.wordpress.com/2009/08/21/17948/

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ITINERÁRIO FRANCISCANO DE VARGEM GRANDE PAULISTA

(Rosalvo Mota, OFS).

Os irmãos e irmãs da Fraternidade Santa Clara, de São Paulo, Vila Madalena, Capital, realizaram o 28º Itinerário Franciscano, nos dias 24 a 26 de julho, para irmãos e irmãs das Fraternidades: Imaculada Conceição, Divina Providência, Santa Inês, São Francisco, da Borges Lagoa, e 13 simpatizantes do carisma franciscano.



O Encontro realizou-se na Casa de Retiros, em Vargem Grande Paulista, contando com a presença do Pe. Agentil Eugênio, OSC e do Irmão Amadeu, OSC, os quais estão na administração da casa .



Como sempre, completando o “time” de Santa Clara, participaram os irmãos João e Marlene Torres Rocha, da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima - de Sapopemba-Capital, Edite Costa Beher, da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos, de Bragança Paulista, além, é claro, do nosso Assistente Espiritual, Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM.



A Fraternidade Santa Clara viveu mais uma experiência, cujo objetivo é despertar, em cada participante, a beleza da espiritualidade Franciscana, procurando, através da “experiência” do Deus Amor e Misericordioso e do testemunho de vida de cada irmão, mostrar uma nova compreensão de si mesmos e uma nova visão da vida, com fundamento no Evangelho.



O Itinerário Franciscano é fruto de um desejo e de uma decisão muito simples dos irmãos e irmãs da Fraternidade Santa Clara.



Deus tem cumulado a nossa Fraternidade de muitas graças, durante todo este tempo e sentimos que era preciso que retribuíssemos a Ele, dando também, parte do nosso tempo, embora Ele não precise disso, pois é o Senhor do tempo.



E, de outro lado, a presença dos que desejam fazer o Itinerário é, igualmente, fruto de uma decisão: a de encontrar um tempo para estar com Deus. Uma das simpatizantes, testemunhou: “Francisco também falava por aproximação: ele se referia ao leproso para dizer do que nos assusta em nós mesmos, do que repelimos em nós e não podemos admitir, por isso olhamos nos outros o que nos incomoda (tão psicanalítica sua postura, não?) ... do porteiro do mosteiro que não lhe abre a porta para que pensemos no quanto não nos abrimos ao novo, ao medo, ao que nos é estranho... Ás vezes me parecia que tinha estudado Lacan e os significantes...” “São muitas as aproximações que fiz, deixando-me embalar, sem me preocupar, mas claro, utilizando os recursos que eu dispunha. Qual é o leproso que habita em mim? Muito mais do que o leproso fora de mim... O que deixo pra fora do meu mosteiro? Muito mais do que quem eu deixo pra fora?” “Pessoas tão especiais ali, expondo suas coisas, suas vidas, repartindo o que construíram de forma tão despojada. Rica experiência essa.”



Ao final, foi uma Graça de Deus a experiência vivida nestes dias, tanto para os participantes, quanto para os que realizaram o Itinerário. Deus seja louvado!



Dessa forma, os irmãos e irmãs da Fraternidade Santa Clara continuam à disposição de todas as Fraternidades da Região Sudeste III e outros grupos que se interessarem a realizar outros Itinerários Franciscanos.

Abaixo algumas fotos do evento (clicando em cima aumenta).














sábado, 23 de maio de 2009

ITINERÁRIO FRANCISCANO DE ITAPORANGA/SP

ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL FRATERNIDADE SANTA CLARA

(Rosalvo Mota, OFS).

Os irmãos e irmãs da Fraternidade Santa Clara, de São Paulo, Capital, Vila Madalena, realizaram o 27º Itinerário Franciscano, nos dias 24 a 26 de abril, para a Comunidade Coração de Maria, na cidade de Itaporanga/SP, situada a 380 Km da Capital.

Além dos 32 jovens internos da Comunidade, participaram, também, 09 Coordenadores da Comunidade, 05 irmãos/ãs de Fraternidade São Conrado de Parhzan de Itaporanga e 05 irmãos/ãs da Fraternidade São Francisco de Assis de Itapeva .

Completando o “time” de Santa Clara, participaram os irmãos João e Marlene Torres Rocha, da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima - de Sapopemba/São Paulo, Edite Costa Beher, da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos, de Bragança Paulista e Jorge Tadeu Magalhães, da Fraternidade Nossa Senhora da Divina Providência, de São Paulo, além, é claro, do nosso Assistente Espiritual, Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM.

A Comunidade Coração de Maria é uma entidade autônoma, que tem por objetivo o acolhimento e o tratamento de jovens dependentes químicos, com vista a completa recuperação através da laborterapia e do atendimento especializado, visando a reintegração dos jovens em suas respectivas famílias e na sociedade.

Feito e aceito o convite, a Fraternidade Santa Clara viveu mais uma experiência, cujo objetivo é despertar, em cada participante, a beleza da espiritualidade Franciscana, procurando, através da evangelização, do conhecimento do Deus Amor e Misericordioso e do testemunho de vida de cada irmão, mostrar aos participantes uma nova compreensão de si mesmos e uma nova visão da vida, com fundamento no Evangelho.

Ao final, foi uma Graça de Deus a experiência vivida nestes dias, tanto para os participantes, como para os que realizaram o Itinerário. Deus seja louvado! Dessa forma, os irmãos e irmãs da Fraternidade Santa Clara continuam à disposição de todas as Fraternidades da Região Sudeste III e outros grupos que se interessarem a realizar outros Itinerários Franciscanos.

Abaixo, algumas fotos do evento:
















terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Irmã Morte

A irmã Morte visitou nossa irmã Leonice Pedroso, da Fraternidade Bom Jesus dos Aflitos, de Sorocaba, no dia 03/02/2009.

Foi Ministra da Fraternidade em dois mandatos, depois assumiu o serviço de Mestra de Formação.

Era uma pessoa muito ativa na Paróquia São Francisco, da qual participou da Pastoral da Catequese, Ministra de Eucaristia e das Exéquias e ultimamente era a secretária da Páróquia.

Passou o ano passado inteiro lutando contra o câncer, por isso estava no S.E.I.

Uma irmã franciscana secular que deixou muito exemplo de vida. A todos agradeço as orações.
Paz e Bem (Denize)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

NOTA DE PROTESTO - IPVA e INSPEÇÃO VEICULAR


NOTA DE PROTESTO
AOS GOVERNOS MUNICIPAL E ESTADUAL
DA CIDADE E ESTADO DE SÃO PAULO


Nós cidadãos brasileiros, residentes e domiciliados na cidade e Estado de São Paulo estamos, mais uma vez, sendo lesados e bancando as despesas com estes respectivos Governos, arcando com os “deveres” deles e perdendo os nossos “direitos”.

O primeiro se dá com essa necessária “INSPEÇÃO VEICULAR”, porém INDEVIDA na sua forma de custeio e cobrança para conosco, cidadãos paulistanos. Senão, vejamos:

Necessária. Indubitavelmente nossa frota de veículos, seja movida a diesel, gasolina, álcool e gás, necessita de uma inspeção. E não somente inspeção ambiental, mas também, mecânica em geral, incluindo a parte de segurança, de lanternagem e pintura.

Frota a ser inspecionada. Neste item, pergunto: quais os veículos que poluem mais, os fabricados antes de 2003 ou depois de 2003? Então porque começar a inspeção com os veículos fabricados a partir de 2003? Será porque são em número maior do que aqueles e rendem mais dinheiro (capital) para o Município?

Quanto ao custo e pagamento. Paga-se uma taxa de R$ 52,73, que deve ser recolhida no banco antes do agendamento que, por sua vez deve ser feito 03 (três) meses antes do mês de licenciamento.

Nestes aspectos reside o nosso protesto deste primeiro item, qual seja: o pagamento, que não devia ser cobrado, pois já pagamos IPVA e tantos outros impostos, e a capitalização que estamos fazendo ao Município de, ao menos, 4 meses trabalhando com o nosso dinheiro. Que, um dia (?) será devolvido (se o veículo for aprovado na inspeção), sem juros e correção monetária; dividendos estes, que o Município será o beneficiado.

Para se ter uma idéia do montante de que falo, a Municipalidade arrecadará e “trabalhará”, durante cada quatro meses, sucessivamente, com aproximadamente R$ 140,00 milhões de Reais, em taxas, isto sem contar as multas.

Em suma, o Município “inventa” a Inspeção Veicular (boa idéia), “nós pagamos” e o Erário Municipal, capitalizado, trabalha com nosso dinheiro e nos devolve 4 meses depois, corroído pela inflação, e ao final “ganha com o nosso rico dinheirinho.” Com a bela “inspeção veicular”!

É justo? É ético? È legal?

O segundo protesto é quanto ao valor do IPVA. Como sabemos, o valor do IPVA para o ano de 2009, correspondente a cada veículo, foi calculado no final do ano passado, antes da crise internacional chegar ao Brasil. Hoje, chegada à crise, os impostos de produção de veículos tiveram seus valores reduzidos (milagres do Governo acontecem, pasmem!), para que as montadoras “desovassem” seus estoques. Em consequencia, é público e notório que os valores dos veículos usados caíram de 30% a 40% abaixo do preço de tabela.

Com efeito, pergunto: isto NÃO TEM EFEITO SOBRE OS VALORES DO IPVA? Ou vamos continuar pagando o IPVA sobre os veículos SUPERVALORIZADOS? Estamos pagando IPVA a mais! Isto é um fato. E contra fatos, não tem argumentos. O Governo TEM QUE RECALCULAR OS VALORES DO IPVA. Estão nos lesando.

Outra, convém lembrar que quando compramos um automóvel, pagamos taxas altíssima de ICMS e IPI. Em seguida e nos anos seguintes, pagamos o tal do IPVA, que está mais caro do que o valor do esguro do carro. Este nos beneficia, quando necessário, enquanto o outro não. Pelo menos na prática: como estão nossas estradas? Cheias de praças de pedágios.

Estes são os nossos protestos.

Esperamos que os nossos dignos representantes das Câmaras Municipais e Estaduais tomem alguma atitude, nos defendam. Afinal de contas fomos nós quem os colocamos onde estão. Foram eleitos, por nós, para defender os nossos interesses, os nossos deveres e os nossos DIREITOS.

Aproveito o ensejo para exortar aos compatriotas, cidadãos e eleitores paulistas e paulistanos, Sindicatos e Entidades de Classes, assim como, de modo especial, aos integrantes da Ordem Franciscana Secular para que procurem, escrevam, falem, protestem juntos aos seus representantes nas respectivas Câmaras Legislativas, contra esses abusos e em solidariedade ao que subscrevo.

São Paulo, 15 de janeiro de 2009.
Rosalvo G. Mota
Engenheiro Civil
Franciscano Secular.