sábado, 5 de maio de 2007

CONGRESSO Ásia-Oceania/2007 - OFS/JUFRA

O Congresso Ásia-Oceania 2007 da OFS/Jufra, ocorrido em março 24-30 em Penang, Malaysia, teve a participação de Franciscanos Seculares, Juventude Franciscana e os Assistentes Espirituais, com um total de sessenta participantes de 13 países da Ásia e da Oceania, assim como, com representantes da Itália, Espanha e Brasil.

Sete Fraternidades Nacionais constituídas da região, a saber: India, Japão, Coréia, Filipinas, Vietnam, Oceania e Indonésia, (Infelizmente, Japão e Indonésia não compareceram ao Congresso) e 06 Fraternidades Nacionais Emergentes (em Constituição), a saber: Malaysia, Singapore, Tailândia, Sri Lanka, Paquistão e Papua – Nova Guiné - foram representadas no Congresso. Os relatórios indicaram também que a presença, em fase de organização, da OFS em Bangladesh, Myanmar e em Timor Leste.

Entre os participantes do Congresso, 25 Franciscanos Seculares (mais a equipe de irmãos/âs de apoio, 8), 2 membros da Juventude Franciscana e 18 assistentes espirituais, 7 membros da Presidência do CIOFS que, demonstraram seu apoio e solidariedade, com presença ativa e participante no Congresso, durante cinco dias intensos da interação fraternal, de informação compartilhada, da formação, do diálogo e das celebrações litúrgicas e culturais.

Todas as Fraternidades constituídas e emergentes foram ouvidas quando da apresentação de suas atividades como OFS e Jufra e os Assistentes Espirituais em seus relatórios. Os delegados constataram situações similares e os mesmos desafios, que expressaram características originais e os mesmos problemas encontrados por determinados países. Os participantes tiveram uma possibilidade para saber “Worldwide” sobre a OFS, com a apresentação gráfica feita pelo Vice-Ministro Geral, Rosalvo Mota. Frei Michael Higgins, TOR, falou sobre nossas origens compartilhadas e comuns, que fazendo uma apresentação histórica breve do desenvolvimento da Ordem Franciscana e da Família Franciscana

Um tópico que era também especialmente relevante e oportuno foi dado pela Ministra Geral, Encarnacion del Pozo, que falou sobre a vida de nossa Patrona, St. Elizabeth de Hungria, cujo Centenário dos oitocentos anos do seu nascimento nós estamos comemorando este ano. A Ministra Geral falou, também, sobre as prioridades da Ordem, definidas desde o Capítulo Geral de 2002. Lucy Almirañez, Conselheira da Presidência do CIOFS para a Ásia e Oceania e África inglesa, falou sobre a Profissão na OFS, o que significa e suas implicações. O tópico de Xavi Ramos, Conselheiro da Presidência do CIOFS, para a Juventude Franciscana, ensejou muitos de perguntas interessantes e necessárias. Sua apresentação foi precedida e compartilhada com a Jufra do Vietnam, por Maria Huynh Thuy, um de seus líderes.

Um dos momentos mais esperado para os Assistentes Espirituais presentes foi sobre as atribuições do Assistente Espiritual e o desenvolvimento da Assistência Colegiada, apresentada pelos Assistentes Gerais presentes: Frei Michael Higgins, TOR, sobre “A importância do conhecimento das origens da Ordem Franciscana Secular”; Frei Irudayasamy, OFM Cap. Sobre o “Assistente Espiritual na Fraternidade Local”; Frei Ivan Matic, OFM: “A juventude Franciscana e o Assistente Espiritual”; e Frei Martin Bitzer, OFM Conv., sobre o “A Assistência Colegiada à Ordem Franciscana Secular”.

É impossível capturar neste breve relato tudo que aconteceu com os trabalhos de grupo, que permitiram aos participantes de compartilhar interações mais profundas e significativas; os momentos do passeio e de Eucaristia diária que nutria nossa alma, o diálogo honesto e as consultas que ocorreram entre a Presidência do CIOFS e as Fraternidades presentes - e o mesmo encontro individual e pessoal entre os delegados e a Presidência; a apresentação cultural colorida da dança na última noite por dançarinos Malaysian profissionais era um deleite extraordinário. Depois, cada participante, com seus trajes típicos, fizeram suas apresentações e dançaram. Após a avaliação e a síntese do último dia, os participantes do Congresso decidiram-se pelo próximo Congresso em 2010.

Nossos agradecimentos a todos os participantes do Congresso e a Presidência do CIOFS e a todos aqueles que não mediram esforços e recursos financeiros para a realização do mesmo. Especiais agradecimentos ao Conselho Regional da Malásia e aos Frades Capuchinhos de Penang e de modo especial pela dedicação, serviço e entusiasmo de Serena Wonn, OFS e Frei Paul Cheong, OFM Cap. Obrigado e que Deus os dê força, coragem e entusiasmo para a realização do próximo Congresso Ásia-Oceania 2010.

Rosalvo G. Mota, OFSVice-Ministro Geral.

Um comentário: