quarta-feira, 3 de julho de 2013

A ALEGRIA FRANCISCANA

                                                                                                    (Luiz Antonio Ferreira Quental)

A alegria franciscana provém do espírito de renúncia. Livre dos bens terrenos, mais facilmente a criatura humana poderá atravessar o caudaloso rio da vida. Ninguém  como Francisco compreendeu de maneira mais clara a sublimidade da pobreza evangélica, meio admirável para se alcançar as alturas do céu.

Certa vez, frei Leão viu em sonho um grande rio. Rio verdadeiramente temeroso, não tanto pela profundidade, mas pela sua largura. E avistou muitos homens aflitos que tentavam atravessá-los. Eram pessoas de todas as idades, de todas as condições. Na sua maioria, levavam malas, bolsas, pacotes, objetos vários. E, se não deixassem esses fardos, não conseguiriam fazer a travessia.

A carga, grande ou pequena, sempre lhes causava transtorno; e as pobres criaturas perdiam-se na volumosa corrente das águas. Entretanto, muitas delas, porque sem fardo algum, entravam pelas águas adentro e galhardamente faziam a perigosa travessia.

São Francisco explicou a frei Leão o significado do sonho, dizendo que aqueles que se apegam aos bens do mundo, aos bens materiais, não poderão atravessar o rio da vida para chegar à margem onde há o resplendor da luz perpétua. O apego ao ouro ou às propriedades será sempre um entrave à eterna salvação.

Por isso, o Pobrezinho pediu aos religiosos que nada possuíssem, nem como propriedade, nem como bens da comunidade. Deviam estar sempre dispostos a tudo abandonar, mesmo os seus abrigos, se alguém deles quisesse apoderar-se.

Convido os irmão a rezar conosco, nessa quinta feira dia 4 realizaremos às 19:30h a Leitura Orante da Bíblia, vejam o texto da semana, o que é a Leitura Orante da Bíblia e como se faz no site da Fraternidade Santa Clara: www.ofssantaclara.com.br

O Senhor vos dê a Paz!
Luiz Antonio Ferreira Quental,ofs
(Ministro Fraternidade Santa Clara / Sumaré)