(Rosalvo Mota, OFS).
Os irmãos e irmãs da Fraternidade Santa Clara, de São Paulo, Vila Madalena, Capital, realizaram o 28º Itinerário Franciscano, nos dias 24 a 26 de julho, para irmãos e irmãs das Fraternidades: Imaculada Conceição, Divina Providência, Santa Inês, São Francisco, da Borges Lagoa, e 13 simpatizantes do carisma franciscano.
O Encontro realizou-se na Casa de Retiros, em Vargem Grande Paulista, contando com a presença do Pe. Agentil Eugênio, OSC e do Irmão Amadeu, OSC, os quais estão na administração da casa .
Como sempre, completando o “time” de Santa Clara, participaram os irmãos João e Marlene Torres Rocha, da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima - de Sapopemba-Capital, Edite Costa Beher, da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos, de Bragança Paulista, além, é claro, do nosso Assistente Espiritual, Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM.
A Fraternidade Santa Clara viveu mais uma experiência, cujo objetivo é despertar, em cada participante, a beleza da espiritualidade Franciscana, procurando, através da “experiência” do Deus Amor e Misericordioso e do testemunho de vida de cada irmão, mostrar uma nova compreensão de si mesmos e uma nova visão da vida, com fundamento no Evangelho.
O Itinerário Franciscano é fruto de um desejo e de uma decisão muito simples dos irmãos e irmãs da Fraternidade Santa Clara.
Deus tem cumulado a nossa Fraternidade de muitas graças, durante todo este tempo e sentimos que era preciso que retribuíssemos a Ele, dando também, parte do nosso tempo, embora Ele não precise disso, pois é o Senhor do tempo.
E, de outro lado, a presença dos que desejam fazer o Itinerário é, igualmente, fruto de uma decisão: a de encontrar um tempo para estar com Deus. Uma das simpatizantes, testemunhou: “Francisco também falava por aproximação: ele se referia ao leproso para dizer do que nos assusta em nós mesmos, do que repelimos em nós e não podemos admitir, por isso olhamos nos outros o que nos incomoda (tão psicanalítica sua postura, não?) ... do porteiro do mosteiro que não lhe abre a porta para que pensemos no quanto não nos abrimos ao novo, ao medo, ao que nos é estranho... Ás vezes me parecia que tinha estudado Lacan e os significantes...” “São muitas as aproximações que fiz, deixando-me embalar, sem me preocupar, mas claro, utilizando os recursos que eu dispunha. Qual é o leproso que habita em mim? Muito mais do que o leproso fora de mim... O que deixo pra fora do meu mosteiro? Muito mais do que quem eu deixo pra fora?” “Pessoas tão especiais ali, expondo suas coisas, suas vidas, repartindo o que construíram de forma tão despojada. Rica experiência essa.”
Ao final, foi uma Graça de Deus a experiência vivida nestes dias, tanto para os participantes, quanto para os que realizaram o Itinerário. Deus seja louvado!
Dessa forma, os irmãos e irmãs da Fraternidade Santa Clara continuam à disposição de todas as Fraternidades da Região Sudeste III e outros grupos que se interessarem a realizar outros Itinerários Franciscanos.
Abaixo algumas fotos do evento (clicando em cima aumenta).